13 de outubro de 2009

Dicas de pintura em biscuit

Corantes em pó: vai direto na massa com grande rendimento. Existem várias cores, inclusive Fosforescente e Perolado. Não suja as mãos...

Tinta a óleo: é preferível para dar efeito esponjado porque não danifica a esponja, espalhando-se com igualdade.Também gera aparencia de louça italiana, porém em questão de custos, não é muito viável.

Tinta acrílica: é a mais indicada para fazer o efeito aguado, uma vez que escorre e seca mais rapidamente.

Tinta plástica: é a melhor para fazer o efeito carimbado, porque é brilhante e espessa.Oferece um acabamento brilhante, tem cores vivas, próprias para temas infantins.

Tinta guache: é usada em biscuit para tingir a massa.

Tinta para tecido: é utilizada tanto para tingir a massa, como para pintar a peça.

Tinta craquelê: é usada para acabamento sobre superfícies largas e lisas, fazendo o biscuit ficar como se estivesse com rachaduras.

Tinta "puff": com a ajuda de um secador de cabelo, faz parecer algumas bolhas, que podem simular nuvens, fumaça, por exemplo.

Para fazer cabelos loiros, pinte-os de amarelo ocre e, depois que secar, pinte-os de acrílico brilhante dourado. Já para castanhos, tinja-os primeiro com ocre e então com acrílico brilhante cobre. Para fazer cabelos pretos apenas tinja de preto e passe verniz por cima.

Para chegar ao tom de bochechas rosadas passe blush utilizando um pincel de sombra e, por cima, passe um fixador verniz spray para o rosado não sair.

Óleo de /linhaça dá mais brilho á peça e a essência de terebintina faz o fosco proposital.

Para tirar excesso de tinta à base de água, passe um cotonete embebido de água na região.

Tingimentos: *Para tingir a massa de branco, use o branco titânio. Para pintar a peça de branco, deve-se usar o branco zinco.
*Antes de tingir a massa com a cor desejada, coloque um pouco de tinta branca para que não fique transparente após a secagem. Depois, acrescente a cor desejada e misture. O ideal é tingir, um pouco, a massa antes do uso. Para isso, use tinta a óleo, guache, acrílica, para tecidos ou pigmentos para parede (Xadrez ou Suvinil).
*Utilize, sempre, pouca tinta para não ressecar a massa. Depois de seca, escurecerá três vezes mais e diminuirá de tamanho.
Se sua intenção é fazer várias peças, tinja a quantidade de massa suficiente para todos os trabalhos de uma só vez. Caso contrário, poderá ocorrer diferenças de tons.

Pincel limpo tem maior durabilidade. Nunca deixe o pincel dentro da água porque suas cerdas ficam tortas e amassadas. Se a tinta for a base de álcool, limpe o pincel com álcool. Para limpar a tinta óleo somente solvente ou aguarrás são eficientes.
Fonte: Papai Urso
http://www.papaiurso.com.br/biscuit/dicas-para-pintura-em-biscuit.htm
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário