6 de novembro de 2009

Acabamentos em Cera

Fica muito bom para envelhecer as caixas e dar acabamento:
Compre uma cera incolor em pasta. Só serve a em pasta. Divida em 3 copos daqueles que vem requeijão (é bom para guardar porque tem tampa. Em uma, misture uma colher de sobremesa rasa de betume. Misture bem, a cera vai ficar bem escura. Para usar vá passando e tirando devagar sempre no mesmo sentido. Se ficar muito escura, clareie com mais cera.

No outro copo de cera, coloque 2 vidrinhos de purpurina cobre e no outro, dois de purpurina dourada. Obs: pode-se fazer cera colorida em todos os tons. Fica ótimo por ex pintar a caixa c tinta marrom com rolinho, e depois de seca, passar a cera em um único sentido fazendo riscos passando e tirando. Também, vale cobrir a caixa inteira.

Depois de seca, lustre bem com uma escova daquelas de lustrar sapatos. Se usar o dourado, a tampa da caixa poderá ter um acabamento, pintada com purpurina, misturada com goma laca purificada ou da transparente. Use uma forminha de empada, coloque mais ou menos uma tampinha do vidro de goma laca como medida, e uma colherinha de purpurina. Se ficar muito grossa ou ela for secando, coloque mais goma laca.

Use um pincel chato e pinte em um único sentido a beirada da tampa por fora, e também o contorno da caixa por dentro. Para acabamento dentro das caixas, pode-se usar a mesma cor ou simplesmente usar o liquibrilho para impermeabilizar. Pintar somente o contorno da cor da caixa.
Fonte: Simone Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário