3 de maio de 2011

Dicionário de Scrap

Fui picada por esse bichinho e agora não tem mais jeito. Procurando informações, pois sou "novata" encontrei esse post no blog da Paula Scrape Artes. O blog é bem maneiro.

http://paulascrapearts.blogspot.com/2009/09/dicionario-de-scrapbooking.html

Palavras com letra "A":

Accent – Enfeite colocado nas páginas para adicionar detalhes ou dar um toque personalizado. Ele pode ser feito de qualquer material: papel, metal, adesivo, tecido, madeira, couro, fibras etc.

Acetato – Folha fabricada em plástico ácido que, com o decorrer do tempo, causa a deterioração e o desbotamento de fotos, papéis e documentos.

Acidez – Qualidade não recomendada, porém encontrada em muitos materiais.

Acid-free – Os produtos que contém esta especificação em sua embalagem são os mais recomendados na prática do Scrapbooking. Isto indica que o produto não contém acidez, que é a grande vilã do mundo da fotografia. Quando o produto é acid-free, significa que ele não deixará as fotos amareladas, manchadas ou desbotadas com o passar do tempo.

Acid migration – é a transferência de acidez de um produto para outro, através do contato físico ou da emissão de vapores ácidos.

Acrilic Paint – Tinta acrílica utilizada para pintar papel, madeira, metais e diversos elementos na elaboração de um layout ou página de Scrapbook.

Adhesives – Colas, adesivos e fitas adesivas diversas.

Aging – Processo utilizado para dar aspecto ou efeito envelhecido aos papéis e demais elementos utilizados para compor uma página.

Álbum ABC – Álbum onde são usadas as letras do abecedário, também chamadas de Monogramas para iniciar uma frase ou compor uma palavra avulsa.

Álbum Decorado – Princípio básico do Scrapbook. Como o próprio nome diz, o Álbum Decorado é composto por fotos, elementos decorativos, textos, anotações e detalhes que indicam determinado acontecimento.

Álbum com Espiral – Álbum encadernado com arame ou material plástico em formato de espiral.

Álbum Temático – Álbum elaborado para um tema específico como, por exemplo, os álbuns de casamento, aniversários, nascimento etc.

Alcalino – Substâncias alcalinas possuem solução nutritiva com alto nível de pH, superior a 7.0. Produtos alcalinos são utilizados para neutralizar a acidez.

Archival – Termo que descreve um produto ou técnica usada na preservação de objetos, fotografias, lembranças e outros itens.

Archival Mist – Spray composto por substância que elimina a acidez do papel.

Archival Quality – Qualidade atribuída aos materiais que passam por análises químicas para determinar que seu pH encontra-se dentro dos níveis de segurança aceitáveis indicando que a qualidade do produto é adequada para o arquivamento e a preservação.

Artist Trading Cards (ATC) - São cartõezinhos medindo aproximadamente 6,5 cm X 9 cm, criados para serem trocados entre outras pessoas. Eles podem ser usados como acessórios na composição de páginas, álbuns etc.

Palavras com a Letra "B":

Background paper – Papel de fundo utilizado em páginas, álbuns, tags etc.

Beads – Letras bem pequenas usadas como enfeite.

Bleach Pen – Caneta composta por água sanitária e utilizada para descolorir papéis e tecidos.

Blending Pencil – Ferramenta em formato de lápis utilizada na mistura das cores dos lápis de cores, criando diferentes nuances e tons.

Boleador – Ferramenta utilizada para fazer relevo no papel.

Border / Borda – É todo o contorno que margeia uma página e que pode ser enfeitado de diversas formas.

Brads / Pins / Bailarinas – São aqueles elementos em formato de colchetes usados para fixar ou enfeitar. Eles tem cabeças em diversos formatos, cores e tamanhos.

Brag book – Pequeno álbum de fotografias. Alguns são temáticos.

Brayer – Rolinho de papel ou borracha que faz conjunto com uma almofada de carimbo para criar backgrounds, cartões, enfeites, etc. É também utilizado para “dissolver” bolhas de ar da superfície coladas com papel. É usado também para fazer listras, xadrez etc. auxiliando na elaboração de trabalhos exclusivos.

Buffered – É aquele produto que segura e retém a acidez dos materiais, pois tem grau de acidez negativo, isto é, ele detém a acidez dos materiais.

Buttons / Botões – Botões de várias cores e formatos. Alguns já vêm com a linha entrepassada em seus orifícios. Existem também os botões adesivos que imitam os de verdade.

Palavras com a letra C:

Caneta Teste de pH – Instrumento em formato de caneta utilizado para testar a acidez do papel e para saber se este é alcalino ou se possui pH neutro.

Caneta-Gel – Encontrada em várias cores, a caneta-gel é utilizada para escrever, dar acabamento, decorar etc.

Cardstock – Papel liso geralmente usado como base em páginas de scrapbooking, cartões ou outros projetos. O cardstock pode ser encontrado em diversas cores e gramaturas.

Carretilha – Ferramenta que possui uma espécie de rodinha serrilhada na ponta, usada para marcar o local de corte.

Cerâmica Plástica – (Polymer Clay) – Massa à base de acrílico, usada para produzir peças de bijouteria e outros enfeites. Conhecida também nas marcas FIMO e SCULPEY.

Chalk – Efeito de sombra, envelhecimento ou “sujeirinha”. Este efeito é feito através de pasta colorida ou giz pastel. Veja também “Giz Pastel”.

Chalking – Arte de usar chalks para enriquecer e valorizar as páginas de scrapbook.

Clip Art – Figuras, pequenas imagens ou desenhos que podem ser utilizados para enfeitar páginas do SCRAPBOOKING.

Clothespins – Mini-prendedor de roupas utilizado para pendurar e decorar tags, fotos, enfeites, letras, fitas etc.

CK – Creating Keepsakes (tradução literal – Criando Recordações) – Conhecida e renomada revista americana voltada ao universo do Scrapbooking. Pode ser encontrada no mercado brasileiro específico ou encomendada diretamente no site da editora: (www.creatingkeepsakes.com).

CK OK (Creating Keepsakes Okay) – Selo de aprovação de qualidade encontrado nos produtos para SCRAPBOOKING. Este selo é certificado pela Creating Keepsakes, renomada revista americana.

CKU – Creating Keepsakes University. Grande evento realizado pela Creating Keepsakes onde são realizados muitos cursos, lançamentos de novos produtos etc. A CKU é itinerante, ou seja, é realizada em várias cidades dos Estados Unidos e em algumas outras de outros países.

Collage – Composição artística feita da colagem de diferentes materiais como tecidos, papéis e outros materiais.

Color Blocking – Técnica também conhecida como Bloco de Cores, que utiliza blocos de papéis coloridos ou fotos para compor um layout de SCRAPBOOKING.

Color wheel – Circulo cromático utilizado para a escolha das cores que irão compor um layout.

Confete – Também chamado de “punch”, são aquelas figuras de papel em vários formatos, feitas com os furadores de papel.

Cores Análogas – Qualquer cor que esteja próxima de outra no círculo cromático.

Cores Complementares – Cor que é diretamente opostas a outra no círculo cromático.

Corner-Edger Scissors – Tesouras específicas para cortar cantos. Cada par destas tesouras podem criar quatro tipos de cantos.

Crop – Ato de cortar ou dar formas a uma foto.

Crop day/Crop night – Confraternização ou encontro entre pessoas para trocarem idéias, sugestões ou, simplesmente, fazerem SCRAPBOOKING.

Cropping – Arte de cortar ou enfeitar fotografias, de modo a dar enfoque às partes principais.

Crumpling – Ato de amassar, enrugar ou dobrar o papel para criar uma textura.

Cutting Mat ou Placa de Corte – Base utilizada para fazer cortes retos no papel, com marcações em centímetros ou milímetros para facilitar as medições.

Palavras com a letra " D"

Dauber – Pequena carimbeira usada para “untar” parcial ou totalmente a estampa dos carimbos.

Dauber Duo – Carimbeira dupla em formato de aplicador, com tintas de diferentes cores em cada uma das duas extremidades.

Deacidification – Desacidificação. É o procedimento usado para aumentar o pH do papel através da neutralização de ácidos para potencializar sua conservação.

Deacidification Spray – Spray neutralizador de ácidos utilizado em diversos tipos de papéis.

Decalque – Também chamado de Rub-on ou Transfer.

Decorative-edged scissors – Tesouras com fios decorativos diversos, utilizadas para enfeitar as bordas de papéis e outros elementos.

Design – É a maneira como são dispostos os papéis e elementos numa página ou layout.

Designer – Profissional que desenha ou cria as estampas dos papéis e outros elementos. Esta denominação também é conferida, no Scrapbooking, aos profissionais que elaboram o design de uma página ou projeto.

Die Cut Machine – Equipamento utilizado para cortar os chamados Die Cuts.

Die Cuts / Die Cuts Designs – Figuras de papel pré-cortadas em diversos formatos e tamanhos.

Die Ink – Carimbeira ou almofada de tinta para carimbo. É encontrada em diversas cores.

Dingbats – Fontes de computador compostas por desenhos, figuras ou mesmo fotos vetorizadas. Estas fontes podem ser utilizadas ao digitar-se, pelo teclado. Cada letra do teclado equivale a uma figura.

Distressing – Processo ou técnica utilizada para dar aspecto envelhecido, desgastado ou “sujinho” aos papéis e outros elementos.

Distress Ink – Processo ou técnica utilizada para dar aspecto envelhecido, desgastado ou “sujinho” aos papéis e outros elementos através de carimbeiras.

Dye – Produto em pó solúvel em água. Encontrado em diversas cores, ele é utilizado para colorir papéis e outros materiais.

Double-Mount – Fundo ou background feito com dois papéis diferentes para fixar uma fotografia.

Dry-embossing – Relevo seco elaborado através de pressão.

Palavras com a letra "E":

Edge Brushing – Processo ou técnica utilizada para dar aspecto envelhecido, desgastado ou “sujinho” às bordas de papéis e outros elementos.

Embellishments – São os enfeites que colocamos nas paginas.

Embossed Stickers – Adesivos com relevo.

Embossing – Processo para dar relevo e profundidade ao papel através de pressão ou calor com pó apropriado para este fim.

Embossing Powder – Pó utilizado para relevo a quente.

Eyelet – Ilhós. Elemento metálico utilizado para fixar e prender papéis e outros enfeites.

Eyelet Punch – Ferramenta utilizada para fazer furos em papéis e em alguns outros elementos. Nesses furos são fixados os ilhós.

Eyelet tools / Eyelet Setter – Ferramentas para fixar ilhós.

Palavras com a letra "F":

Fiber – Linhas ou fibras especiais usadas para decorar páginas de SCRAPBOOKING, cartões, tags, etc.

Foam Stamp – Carimbo feito de E.V.A.

Focal Point – Ponto focal. É o ponto de enfoque ou principal atrativo de uma página de SCRAPBOOKING.

Furador de Papel – Conhecido também como “punch”. É a ferramenta utilizada para cortar no papel uma figura decorativa. muito similar ao furador convencional de papel usados nos escritórios.

Palavras com a letra "G":

Gabarito – Também conhecido como “template”. É uma régua-molde utilizada para se marcar os contornos dos desenhos. É usado também para marcar os pontos de corte e/ou dobras de alguns elementos. Exemplo: gabarito para mini-envelope

Genealogia – Estudo que tem por objeto descobrir a origem ou descendência de um indivíduo ou de uma família.

Giz Pastel – Bastonete de pintura opaca e macia utilizado para colorir diversos materiais. Este produto possui grande poder expressivo e pode ser aplicado sobre papel ou tela.

Glass accent – Adesivos transparentes de letras ou figuras com toque envidraçado.

Glass Beads – Vidrilhos.

Palavras com a letra "H":

Hammer / Martelo – Ferramenta usada para fixar os eyelets / ilhóses.

Heading – Cabeçalho ou título da página que explica o tema do layout.

Heat Gun – Ferramenta que emite calor, mas não ar. Este instrumento, muito similar a um secador de cabelos, é usado para aquecer e derreter o pó de embossing. Utilizado na técnica de relevo a quente. Obs.: Este instrumento não sopra vento quente, apenas aquece o local onde é aplicado.

Heritage – Heranças e tradições de família passadas e preservadas de geração em geração.

Palavras com a letra "I":

Idea Book – Livro de idéias e sugestões para SCRAPBOOKING, geralmente sobre algum tema específico ou sobre como utilizar um produto específico.

Iris Folding – Linda técnica, originária da Holanda, onde pedaços dobrados de papéis, lisos ou decorados, são fixados ou colados para formar uma figura.

Palavras com a letra "j":

Journal ou Journaling – Importante complemento de uma página de Scrapbook que descreve detalhes sobre a fotografia através de cabeçalhos, títulos, poemas, canções ou histórias. É o texto que escrevemos sobre as emoções e informações importantes do momento em que as fotos foram tiradas. No journaling é muito importante conter dados como: Onde a foto foi tirada, quando, o que acontecia no momento da foto etc. É provavelmente a parte mais importante do álbum de memórias.

Palavra com a letra "L":

Layering – Técnica de sobrepor várias camadas de papéis.

Layout – Plano ou esboço criado para compor o design de uma página.

Lignin Free – Papel livre de lígnia que pode conter, no máximo, 1% desta substância.

Lignino, Lígnia ou Lignin – A lígnia é uma substância ácida natural presente na madeira. É um tipo de fibra encontrada em várias plantas e madeiras que servem para dar rigidez e força a estas. A lígnia (presente em papéis e outros produtos) irá, com o passar do tempo, tornar estes materiais ácidos, desbotando-os e enfraquecendo-os. O ideal é que sejam lignin-free.

Palavras com a letra " M":

MM – Memory Makers Magazine (tradução literal – Revista Criadores de Memórias)
– Conhecida e renomada revista americana voltada ao universo do Scrapbooking. Pode ser encontrada no mercado brasileiro específico ou encomendada diretamente no site da editora: (www.memorymakersmagazine.com)

Mat – moldura ou base colada atrás da fotografia. Podendo estar cortada no mesmo formato. É usada para destacar a foto e separá-la da página de base.

Memorabilia – Certificados, documentos e outros itens que contam uma história. Podem ser também souvenirs de viagens, peças de ocasiões especiais e eventos históricos.

Metais – Existem muitos tipos de peças em metal. Frases, cantoneiras, palavras, letras, números, plaquinhas, molduras, passa-fitas.

Mesh – Uma espécie de tecido sintético, telado, podendo ser encontrado também na versão auto-colante. É usado para decorar as páginas de SCRAPBOOKING e em outros projetos com papel.

Miteintes – Papel artístico da marca Canson. Não contém acidez alta em sua composição.

Modeling Paste – Pasta artística usada para dar relevo em detalhes que enfeitarão os projetos com papel, cartões, marcadores de livros etc.

Monocromia – Qualidade atribuída àquilo que é composto por uma única cor, podendo ou não ter variações de tons.

Montval – Papel artístico da marca Canson, próprio para a técnica de Aquarela.

Mount – Adesivo especial para fotos, embelishments ou outros itens de papel.

Mounting Squares – Um pequeno quadrado de dupla face usado como adesivo para fotos e enfeites.

Mosaico – Técnica de cortar fotos e papéis em pequenos pedaços e montando-as novamente, criando um efeito especial, como os dos grandes mosaicos da História da Arte.

Mulberry Paper – Papel de fibras longas usado especialmente com efeito rasgado. Existem inúmeras variações de texturas, gramaturas e cores.

Palavras com a letra "P":

Page Protector – Envelope plástico livre de acidez, usado em álbuns, para colocar as páginas de scrapbook e protegê-las das ações externas, no manuseio do álbum.

Paper Tearing – Técnica do SCRAPBOOKING onde rasga-se o papel, criando uma textura.

Paper Trimmer – Ferramenta para cortar papel. Possui uma lâmina rotativa e seu funcionamento é semelhante ao de uma guilhotina.

Passe-Partout – (leia-se ‘paspatur’) É uma palavra francesa que siginifica “passe por tudo”. Esta expressão, em artes plásticas, também sugere que se “isole a obra do mundo exterior”, ou seja, o passe-partout exerce um papel de grande importância em relação à montagem da obra. Este material é produzido normalmente em papel totalmente livre de acidez. Mais do que uma questão simplesmente estética, o passe-partout isola a obra de materiais que não possuem pH neutro, como vidro, madeira, plástico e etc. Pastel, Giz – Uma espécie de giz usado para desenhar e colorir. Criando efeitos sombreados e envelhecidos.

Pattern Paper – Papel com estampa repetida por toda sua extensão.

PDQ – “Pretty Darn Quick Pages” páginas rápidas e fáceis de fazer.

Pen & Pencils – Canetas e lápis de diversos tipos e estilos, com pontas finas, médias e grossas, coloridas, metálicas, com gel etc.

PH Level (nível de pH) – ácido: <> 7. Em SCRAPBOOKING é recomendado o uso de materiais com nível de pH neutro. É aceitável materiais alcalinos.

PH Testing Pen (caneta teste de pH) – Caneta usada para testar a acidez de papéis. Esta caneta marca com uma determinada cor, dependendo do nível de acidez presente.

Photo Activity Test (P.A.T.) – Teste criado pelo American National Standards Institute, para determinar se um produto pode causar danos às fotografias. Se um produto é aprovado pelo teste P.A.T., ele está aprovado para o uso em suas fotos.

Photo Corners – Cantoneiras. Podem ser de papel adesivado usadas para prender as fotos pelos cantos ou proteger as pontas das páginas.

Pick up ou Piercing Tool – ferramenta com uma das extremidades de silicone e a outra pontiaguda. Usada para perfuração.

Pigment Ink – Carimbeira à base de glicerina e de um pigmento que mantém as cores quando em contato com o papel ou outro material. Utilizado na técnica de relevo a quente por possuir secagem demorada.

Placa de corte – Base utilizada para corte de papel. Possui marcações, facilitando o trabalho de medição.

Plaques – Placas em alumínio.

Poliéster, Polietileno e Polipropileno – Espécies de plásticos. São seguros para fotografias.

PVA (Polyvinil Acetate); PVC (Polyvinil Chloride) – Material plástico. Envelopes plásticos feitos a partir deste material não são apropriados para o uso em SCRAPBOOKING. As substâncias encontradas neste tipo de material são prejudiciais às fotos e documentos.

PP – Plástico de Polipropileno. Este material tem seu uso recomendado em fotos e documentos.

Pocket Page – Uma página de SCRAPBOOK em tamanho reduzido.

Punch(es) ou Furadores – Em tamanhos mini, pequeno, médio, grande e jumbo. Com diversas formas, figuras, bordas e cantoneiras.

Punch Art – Técnica utilizada com figuras feitas a partir dos furadores decorativos de papel.

Unindo estas figuras de diversos formatos, formam-se lindas peças, como flores, bichinhos e muitos outros.

Punchies ou Confetes – Figuras feitas a partir de um furador decorativo de papel.

Puzzle Templates – Modelo com a forma de um quebra-cabeça.

Palavras com a letra "Q"

Quilling – Técnica artesanal usando filigranas de papel enroladas em diversas formas e montadas em uma base formando uma linda obra.

Quilt – Técnica similar ao Patchwork, mas feita com retalhos de papel.

Quickutz – Máquina portátil, de uso pessoal, para produzir “die cuts”, figuras pré-cortadas.

Palavras com a letra "R":

Rasgado – Técnica de textura, muito utilizada no SCRAPBOOKING.

Red Eye Pen – Caneta própria para remover olhos vermelhos de fotografias.

Refilador(a) – Ferramenta usada para refilar papel e outros materiais.

Refilo / Refilagem – Corte fino ou aparagem, feito no acabamento no papel, por meio de estilete ou guilhotina, de modo a igualar as bordas das páginas.

Relevo (Emboss) – Técnica que dá um efeito 3D. Os mais comuns no SCRAPBOOKING são o relevo seco, feito a partir de uma régua molde, associada a uma ferramenta chamada boleador e uma caixa de luz. E também o relevo a quente, feito com o uso de carimbo, carimbeiras e tintas apropriadas, pó para relevo e um aquecedor (Heat Gun).

Ribbon (Fitas) – Podem ser lisas, decoradas, bordadas. Produzidas em vários materiais e utilizadas para enfeitar os projetos de SCRAPBOOK.

Roda de Cores – Ver Color Wheel.

Rubber Stamp – Uma espécie de carimbo feito a partir de um material emborrachado.

Rub-on – É também conhecido por Transfer. Existem cartelas com imagens, textos e diversos tipos de letras.

Ruler (Régua) – Objeto de metal, utilizado para medir e também como guia para corte de papel com o uso do estilete.

Palavras com a letra "S":

Sand paper – Lixa.

Sanding – Ato de lixar para desgastar papel, fotos e outros elementos, dando a eles um aspecto de usado e envelhecido.

SCRAPBOOK – Ao pé da letra quer dizer Álbum de Recortes, porém o significado é bem mais abrangente. Uma página de Scrapbook, além de ser composta por fotos, ela pode conter também journaling, fitas decorativas, enfeites diversos e vários outros elementos a gosto. Enfim, o Scrapbook seria, na verdade, um álbum de memórias decorado nas mais diversas formas e temas.

SCRAPBOOKING – É a arte de preservar memórias através de páginas de Scrapbook.

SCRAPBOOK Digital – São os álbuns de memórias criados de maneira digital, feitos através de programas de computação gráfica como Photoshop, Paint Shop Pro, PhotoPaint e muitos outros, podendo ser impressos e/ou armazenados em CDs/DVDs. Existem milhares de kits digitais no mercado internacional, os quais já vêm completos com os backgrounds (papéis) e muitos elementos.

Scraplift – É um termo usado por scrapbookers que descreve o processo de inspiração em layouts ou projetos de outras pessoas, idéias em revistas, livros, internet e, usá-los em seus próprios projetos. Neste caso, é imprescindível colocar os créditos de direitos autorais do projeto original.

SDU – SCRAPBOOKING Design University. Cursos de SCRAPBOOKING organizado pela EK Success, conceituada empresa americana fabricante de diversos elementos para Scrapbook.

Sewing Tools / Máquinas de costura – Máquina de costura também usada para costurar papel e dar um toque diferente às páginas de Scrapbook.

Serendipity – Técnica onde se cria uma composição colando pedacinhos de papel (retalhos) em um papel de fundo (espécie de mosaico).

Shabby Chic – Estilo onde algumas técnicas como Distressing e Aging são aplicadas para dar um aspecto envelhecido e desgastado às páginas. É a técnica que utiliza papéis enrugados ou amassados.

Shade (sombra ou sombreado) – A cor preta adicionada a outra cor para diminuir sua luminosidade.

Shaker Box – Pequeno enfeite em formato de caixinha feita de papel, com uma janelinha transparente que mostra o seu conteúdo. Dentro dessa caixinha podem ser colocados pequenos enfeites e materiais como miçangas, glitter, lantejoulas, pedacinhos de papel colorido etc.

Sizzix – Instrumento usado para cortar figuras e letras em papel, também chamadas de Die Cuts. Veja em www.sizzix.com

Sheet Protectors – Veja em “Page Protectors”.

Sketch – É o esboço ou rascunho que criamos antes elaborar uma página. Nele definimos como ficarão dispostos títulos, fotos, journaling, enfeites etc. O mesmo sketch pode se usado como exemplo para diferentes páginas.

Slide Mount ou Slide – Pequena moldura, tipo slide, para sobrepor pequenas fotos, elaborar Shaker Box etc.

Softwares / Cds e DVDs com programas – Programas de computador, CDs ou DVDs que ensinam a fazer Scrapbook, instalam fontes diversas, figuras diversas, criam journaling e etc.

Stamp ou Rubber Stamp – Carimbos com figuras, frases, números e letras.

Stamp Cleaner – Removedor de resíduos de tinta do carimbo da pele e dos materiais.

Stamp Pad – Almofada para carimbo ou carimbeira usada também para criar efeito “sujinho” no papel e outros materiais.

Stencil – Veja em Template ou Gabarito.

Sticker – Adesivo de diferentes cores, formatos, desenhos, textos ou letras. Existem diversos tipos de stickers: papel, metal, couro, tecido, pedra, com efeito 3D, transparentes ou com textura.

Palavras com a letra "T":

Tag – Conhecido elemento com formato de etiqueta usado nas páginas para enfeitar, escrever journaling ou títulos, etc. Alguns já vêm com figuras, envelhecidos ou lisos para serem decorados.

Tapete – Veja em Mat.

Tearing ou Torn Paper/ Papel Rasgado – Técnica usada no Scrapbooking criando uma parte rasgada na borda do papel.

Template – Moldura para se desenhar ou recortar figuras. Veja “Gabarito”.

Tesoura Decorativa – Tesoura com corte decorativo em sua lâmina: ondulado, zig-zag etc.

Tint – Técnica usada para diminuir a saturação de uma cor através do pigmento branco.

Transfer – Veja também Rub-on.

Tweezer – Pinça ergonômica usada para facilitar o trabalho de pegar peças e materiais pequenos ou para colar adesivos. Também usada para segurar a base onde se deseja aplicar relevo quente etc.

Palavras com a letra "U":

UTEE – Ultra Thick Embossing Enamel. Pó para relevo (emboss) de textura mais grossa e ncorpada, usado para algumas técnicas especiais de relevo a quente.

Palavras com a letra "V":

Vellum – Papel Vegetal.

Versamark – Conhecida marca de carimbeira, própria para fazer marca d’água, relevo a quente etc.

Palavras com a letra "W":

Walnut Ink – Pigmento extraído da nogueira de cor marrom escura, muito utilizada em técnicas de envelhecimento.

Walnut Crystal – É o Walnut Ink em forma de cristais, solúvel em água.

Wire – Arame encontrado em várias cores dar acabamento, usado para pendurar tags, criar palavras, montar enfeites etc.

Wire cutter – Alicate de cortar arame.

Workshop – Tipo de encontros e/ou cursos organizados por profissionais e lojas de Scrapbook onde pessoas se reúnem para falarem sobre o assunto.

Palavras com a letra "X":

X-acto Knife – Ferramenta de corte com lâmina muito afiada e de precisão, usada para cortar pequenos detalhes, similar a um estilete.

Xyron Machine – Máquina utilizada para adesivagem e plastificação.

Palavras com a letra "Z":

Zipper – Zíper decorativo com adesivo em tamanhos e cores variadas.



Fonte: Revista Arquivo Scrap

Nenhum comentário:

Postar um comentário